quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Energias Renováveis - Continuação

Qual a importância das energias renováveis?
O aumento da utilização das energias renováveis contribui para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e da poluição atmosférica, aquática e dos solos.

A energia geotérmica é económica e não poluente. Em Portugal é aproveitada nos Açores.

Na energia mareomotriz as turbinas de maré aproveitam a força das correntes das marés. São bastante silenciosas, não interferem na paisagem e os peixes podem nadar sem risco de ficarem presos. No entanto, de todas as tecnologias de energia renovável, a energia mareomotriz é, provavelmente, aquela que está menos desenvolvida.

A energia hídrica é aproveitada nas barragens, onde a força da água faz movimentar as turbinas.

Os painéis solares captam a energia solar e podem ser instalados em qualquer casa.

Portugal tem apostado na energia eólica, instalando aerogeradores em diversos locais com ventos fortes.


Qual o impacto das energias renováveis?
O principal impacto da energia eólica é os campos de aerogeradores. Estes ocupam grandes extensões de terreno e têm impacto paisagístico. Por outro lado, a instalação e a manutenção dos aerogeradores exige a abertura de acessos rodoviários com impacto ambiental, nomeadamente quando os campos eólicos se localizam em áreas protegidas.

O principal impacto da energia hídrica está relacionado com as albufeiras de barragens - locais onde a água do rio e os sedimentos ficam retidos. Antes da inundação desses locais é necessário cortar milhares de árvores, provocando perda de habitats e diminuição da biodiversidade. Também obriga à deslocação das populações para outros locais.

O principal impacto da energia da biomassa está relacionado com o tipo e a quantidade de resíduos florestais retirados aos ecossistemas e com a libertação de gases com efeito de estufa. A acumulação de folhas e ramos mortos é importante para a protecção do solo, para a manutenção da biodiversidade do solo e para o funcionamento dos ciclos de matéria. A limpeza de grandes quantidades destes resíduos pode favorecer a erosão do solo e diminuir a biodiversidade. A queima dos resíduos nas centrais de biomassa liberta gases com efeito de estufa.

Sabia que...
Mais de 85% da energia final em Portugal tem como origem o petróleo.

3 comentários:

André, Dulcineia, Miguel F., Ruben S., Ruben P. disse...

Energias renováveis são muito úteis, por vários motivos como por exemplo: não utilização de matéria prima, mais barata e tem o mesmo desempenho. O trabalho está muito bem apresentado. Só uma dica: não metam os textos de várias cores, isso irrita a vista. Não levem as criticas a mal é só para vos ajudar a melhorar. ;)

Hélder, Carlos, Ruben, Jorge disse...

os textos estao bem apresentados.passamos a saber um bocadinho mais sobre as energias renováveis, mas podia estar melhor com algumas imagens ou pelo menos uma imagem.continuem a trabalhar.

Maria João, Sandra, Patrícia, Diogo Frade, Patrick disse...

Vejamos, como é que é possível as turbinas de maré aproveitam a força das correntes das marés, ainda por mais silenciosas. O vosso trabalho está com informações interessantes. :)